Home > Notícias > Sala de imprensa > Archives

03/04/2017

 

Press release corporativo

AGC apoia reforma de banheiros e vestiários do MASP

03/04/2017

Empresa reafirma seu compromisso sociocultural com doação de espelhos para restauração e manutenção do prédio

 Foto sanitário MASP

 

Guaratinguetá, Abril de 2017 - Seguindo uma tendência global, na qual a iniciativa privada incentiva a restauração de patrimônios culturais, a AGC Vidros do Brasil (Asahi Glass Company), líder mundial na fabricação de vidros planos apoiou a reforma de banheiros e vestiários no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). “Desde que iniciou o projeto de instalação de sua planta no Brasil, a AGC buscou parcerias sociais que pudessem beneficiar a comunidade, pois acreditamos que a Educação e a Cultura têm um poder transformador em uma sociedade. Investir em ações voltadas para essas áreas é uma forma da empresa exercer seu papel social e contribuir para o crescimento de nosso país”, ressalta Matheus Oliveira, do Marketing da AGC Vidros do Brasil.

A AGC forneceu 146m² (2,20 toneladas) de Espelho Mirox Premium para a reforma, que também contou com o apoio das empresas Deca e da Lock engenharia. “Esses são alguns dos parceiros mais importantes do Museu e essenciais para a restauração e manutenção do prédio do MASP. A AGC fez a doação dos espelhos; a Deca, com foco na economia de água, doou todos os metais e louças usados nas reformas dos banheiros; e a Lock Engenharia ofereceu descontos nos serviços de administração, fiscalização e acompanhamento técnico da obra”, detalha a diretora de relações institucionais do MASP, Juliana Sá.

Além disso, de acordo com Miriam Elwing, gerente de projetos e infraestrutura do MASP, “foi feita a reformulação total do layout dos sanitários, com racionalização dos espaços e aumento de quantidade de banheiros para atendimento a deficientes físicos, além da modernização de acabamentos, como troca de piso de granito por monolítico; troca de divisórias sanitárias por divisórias em madeira; substituição de forros por forros de gesso e chapas perfuradas metálicas; modernização de peças e louças sanitárias com foco em economia de consumo. Ainda, nos banheiros do primeiro pavimento foram liberadas as fachadas que passaram a ter a vista da avenida Paulista e do belvedere do museu”, explica a gerente de projetos e infraestrutura do Museu.

A obra, entregue no dia 20 de março, teve início no dia 28 de novembro de 2016, mas a parceria entre a AGC e o MASP é de longa data. “Em 2015, firmamos uma parceria para a doação de vidros dos cavaletes de Lina Bo Bardi. Foram fornecidos mais de 730m² do vidro Planibel Clear para a exposição Acervo em Transformação, que está em exibição no museu desde dezembro daquele ano”, relembra Matheus Oliveira.

Segundo a diretora de relações institucionais do MASP, Juliana Sá, a revitalização faz parte de um projeto maior do Museu, que está comemorando seus 70 anos. “Desde 2014, fizemos um grande esforço de mudança e modernização de gestão, programação e espaços físicos amplamente divulgados pela mídia. A reforma dos banheiros, tanto para o público externo, quanto para o interno, era um dos pontos importantes que estavam pendentes nessa reestruturação, e que agora, graças às parcerias feitas com o Museu, estão condizentes com a sua atual situação”, esclarece Juliana.

Na área cultural, além da parceria com o MASP, recentemente também foi realizada uma ação com a Biblioteca Mário de Andrade, na qual a AGC forneceu os vidros utilizados pelo artista Alex Flemming na renovação dos vitrais da biblioteca.