Home > Nossos valores > Respeito às pessoas e ao meio ambiente

Respeito às pessoas e ao meio ambiente

 ThermobelRespeito às pessoas e ao meio ambiente está na essência da missão da AGC Vidros do Brasil. Esses dois aspectos fazem parte da nossa responsabilidade social.

Os produtos da AGC são feitos a partir de matérias-primas abundantes, como areia, sódio e dolomita e, além desses, AGC incorpora por norma entre 25% a 31% de vidro reciclado na produção de vidro float. O benefício do uso de pó de vidro é que este funde a temperaturas mais baixas do que a matéria-prima, necessitando assim de menos energia e criando menos emissões. Qualquer desperdício deixado depois da reciclagem é processado – às vezes diretamente, outras vezes após outros tratamentos (como remoção de metais).

Processos e o meio ambiente

Alcançar o máximo de eficiência energética nas instalações de produção de vidros é uma prioridade para nós. No caso do nosso forno de vidro float, nos baseamos numa abordagem global alicerçada em pesquisa e na troca de boas práticas dentro do Grupo AGC.

O mesmo cuidado pelo meio ambiente pode ser encontrado em nossos espelhos. Através da introdução do primeiro espelho “ecológico” sem cobre ou chumbo, a AGC revolucionou a maneira como os espelhos são produzidos.

Produtos e o meio ambiente

Hoje em dia, pelo menos 70% do investimento em P&D é orientado ao desenvolvimento de produtos amigos do meio ambiente.

Vidros revestidos contribuem diretamente para a redução do consumo de energia: revestimentos super isolantes economizam energia utilizada para aquecimento, enquanto revestimentos de controle solar economizam energia usada para o ar-condicionado. Vidros super isolantes tem duas vezes mais poder de isolamento do que vidros comuns duplos e quatro vezes mais do que aplicações em vidro unitário.

Isso representa uma economia considerável nas emissões de CO2. AGC também produz vidros com alta transmissividade e revestimento condutivos, assim como espelhos para concentração de energia solar, contribuindo diretamente para a performance de aplicações de energia solar.